SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social no Instituto Vitória Vida Nova, atua no atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias, intervindo na promoção e defesa de seus direitos.

O Serviço Social no Instituto Vitória Vida Nova, atua no atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias, intervindo na promoção e defesa de seus direitos. Através do acolhimento é possível realizar uma leitura crítica da realidade vivenciada e identificar os determinantes sociais (fatores como alimentação; moradia; educação; renda; transporte; acesso aos bens e serviços essenciais; etc.) que implicam nas condições de saúde do(a) usuário(a).

Em repostas a essas demandas observadas, as ações do(a) assistente social devem transpor o caráter emergencial e burocrático, ter uma direção socioeducativa e perpassar principalmente a democratização de informações por meio de orientações e encaminhamentos quanto aos direitos sociais; facilitar e possibilitar o acesso dos usuários aos serviços; conhecer e mobilizar as redes de serviços sociais e fortalecer os vínculos familiares, tornando o(a) usuário(a) e sua família sujeitos do processo na saúde. Dentre os direitos da pessoa com deficiência, ressalta-se:

Visando a inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência, o Congresso Nacional instituiu em 6 de julho de 2015 a lei nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o que representou uma notória visibilidade aos direitos desse segmento populacional, entretanto, é notável a necessidade de se criar estratégias que possam garantir e efetivar o real acesso aos serviços. Nesse contexto, que concerne ao retrocesso, cortes dos investimentos nas políticas públicas, bem como a transferência de responsabilidade do Estado, minimizando suas ações, observa-se um imenso desafio para as organizações não governamentais, denominadas do Terceiro setor. A população, uma vez que tem seu direito negado no sistema público de saúde e por não possuírem condições para migrar para o privado, aumenta consideravelmente a procura por atendimentos nas instituições filantrópicas, situação observada atualmente no Instituto Vitória Vida Nova.


ESTAMOS DE PORTAS ABERTAS A TE RECEBER! HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX, DE 07:00 - 11:00 E 13:00 - 17:00

2010 - 2018 Instituto Vitória Vida Nova - Atendimento Seg. a Sex. 7h - 11h e 13h - 17>

Linha do Tempo